Pular para o conteúdo principal

Laranja Mecânica foi o primeiro filme punk rock

 
LARANJA MECÂNICA

Por Anselmo Teles

Lançado em 1962, é o decimo oitavo livro do escritor inglês Anthony Burgess (25 de fevereiro 1917 – 22 de novembro de 1993). Uma distopia, com narração em primeira pessoa, que conta a história de Alexander Delarge (Alex), um delinquente (admirador de Beethoven) que após encontrar seus “droogs” no “Korova Milk Bar”, sai para a noite em uma Londres futurista praticando a “ultraviolência” regado a “moloko velocett”. Por ser um clássico da literatura é fácil encontrar vários textos, vídeos, críticas, análises, explicações e teorias das mais diversas sobre essa obra literária. Por isso, ao invés de mais do mesmo, vou indicar quais referências interessantes e divertidas pude tirar dessa obra.

 
Vocabulário Nadsat
Grande “sacada” do autor foi “criar” esse dialeto que é um misto de “russo” com linguajar das ruas de Londres. Com isso a história fica atemporal não estabelecendo nenhum período específico evitando uma narrativa datada. É divertido decorar as palavras do glossário no fim do livro.

Condicionamento Clássico
“O cão saliva por que vê seu dono trazendo comida, por tanto sabe que quando seu dono está chegando pode estar trazendo comida, por tanto seu estimulo automático é salivar”. Não sou psicólogo, nem tenho a pretensão de discorrer sobre psicologia e psiquiatria, mas as questões comportamentais abordadas no livro são temas interessantes para pesquisas. Burgess tinha na narrativa também certa crítica a utilização do behaviorismo em clínicas, consultórios e prisões.

“A todo estimulo enviado ao cérebro humano pelos sentidos, há uma resposta, que normalmente é uma ação” - Ivan P. Pavlov (1849 – 1936).

Quando preso, Alex é usado como cobaia em uma experiência chamada “Método Ludovico” criado pelo Estado e destinado a refrear os impulsos destrutivos dos delinquentes. O problema é que acaba também com a capacidade de defesa do paciente, deixando-o vulnerável quando é devolvido a sociedade.

Para pensar: Método de controle comportamental mantém certo domínio sobre o indivíduo, do jeito que o Estado quer? Acho que temos vários exemplos para aprofundar sobe o tema aqui mesmo nesse país.

 
FILME
Em 1965 Andy Warhol dirigiu um filme experimental chamado Vinyl baseado no livro de Burgess, mas foi no início dos anos 70 que o mundo virou de “pernas pro ar”.  Inegável que a atmosfera, a narrativa e o figurino criados no filme de 1971 tiveram um impacto devastador na Cultura Pop mundial. Sem dúvida esse é um dos mais emblemáticos filmes do diretor americano Stanley Kubrick (26 de julho de 1928 – 7 de março de 1999). Principalmente os uniformes brancos dos “droogs”. O chapéu “coco”, cílios postiços, coturnos, idealizados para a telona pela figurinista Milena Canonero que são referências para vários artistas até hoje, nos mais diversos segmentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guns N’ Roses: Surge primeira foto de W. Axl Rose em 18 meses

Agora já com uma volta de parte do núcleo que fez do GUNS N’ ROSES a maior banda do mundo no fim dos anos 80 e começo dos anos 90 99,999% confirmada, podemos afirmar com a mesma proporção de certeza QUE: 1 – O grupo será SIM headliner do Coachella em abril próximo; 2 – A banda fará uma apresentação ao vivo no programa televisivo JIMMY KIMMEL LIVE! no mesmo dia em que as atrações do Coachella serão afirmadas – 6 de janeiro, uma quarta-feira; 3 – Mesmo com Duff e Slash a bordo, a banda – que também terá DIZZY REED, RICHARD FORTUS e FRANK FERRER – tocará “2 ou 3 faixas” do álbum de 2008 da marca, “Chinese Democracy”; 4 – Existe SIM um esforço do empresário Doc McGhee para que o SKID ROW – agora sem vocalista – reúna sua formação clássica com o vocalista SEBASTIAN BACH para abrir os 25 shows da turnê estadunidense que começa em maio. Seria um modo de a banda celebrar os 25 anos de seu maior sucesso de crítica e público, “Slave To The Grind” 5 – Prepare-se par

Filha de Tom Araya responde foto que virou meme

Ariel Araya, a filha do vocalista do Slayer Tom Araya respondeu ao meme da sua família que ficou famoso. A foto mostra a família Araya no Grammy há alguns anos, com Ariel olhando para o pai com cara envergonhada, e leva a legenda “Você pode ser do Slayer, mas sua filha adolescente ainda vai achar você ridículo”. Leia o comentário de Ariel Araya no Reddit, feito na última sexta-feira: “Eu tinha 11 anos quando essa foto foi tirada. Um monte de flashes na sua cara e 30 pessoas gritando ‘olhe para mim’ pode ser bastante intimidador. Eu amo o velho Slayer. Algumas coisas do material novo são ‘nhé’. Meu pai sente falta de casa. Ele não é ridículo. Ele é o melhor pai que ele poderia ser sob essas circunstâncias. Alguma pergunta?” Ariel ainda anexou uma foto provando a autoria do depoimento e respondeu diversas perguntas no Reddit. Para ler a conversa clique aqui .

Saiu!!! Download - Megadeth - TH1RT3EN (2011)

                                                                                                                                                               Thirteen (estilizado como TH1RT3EN ) é o 13° álbum de estúdio da banda de de thrash metal/heavy metal Megadeth , lançado em 1 de Novembro de 2011 "Thirteen" marca o regresso do baixista Dave Ellefson que fez parte da formação clássica da banda, de 1983 a 2002. Ellefson voltou a tocar ao vivo com o Megadeth no início de 2010. Esta é a primeira vez que Ellefson toca em um álbum do Megadeth desde "Rude Awakening" de 2002. Faixas 1. Sudden Death 2. Public Enemy No. 1 3. Whose Life (Is It Anyways?) 4. We the People 5. Guns, Drugs & Money 6. Never Dead 7. New World Order 8. Fast Lane 9. Black Swan 10. Wrecker 11. Millennium of the Blind 12. Deadly Nightshade 13. 13 Informações Gênero: Thrash Metal/Heavy Metal Ano: 2011 País: Brasil Links para download: Medi