Pular para o conteúdo principal

Até que enfim uma Virada Cultural mais roqueira

Korzus posa com a galera ao final do show na Virada Cultural (FOTO: ALLAN LEE/ DIVULGAÇÃO)

Paulo Renato Martins – especial para o Combate Rock
Foram anos reivindicando mais rock na Virada Cultural paulistana, e sobretudo mais rock pesado. No ano passado foi bom, mas foi pouco, com um tributo ao Golpe de Estado e ao falecido Hélcio Aguirra, a fantástica e veterana banda inglesa Uriah Heep e o igualmente estupendo Mark Farner (ex-Grand Funk Railroad).
Os pedidos foram  atendidos, e os roqueiros lotaram as imediações do palco da avenida Rio Branco, com atrações para todos os gostos e tribos. O peso predominou, e as bandas nacionais puderam mostrar parte de seus mais recentes trabalhos, mesmo com pouco tempo para tocar.
Em um ambiente de mais segurança e de menos tumulto – parece que o pessoal ficou mais educado -, a recepção a alguns artistas exóticos foi boa, em uma autêntica celebração à história, como ocorreu com Edy Star e Serguei, bem no começo.
Os anos 80 foram brindados com a ressurreição do Akira S. e as Garotas que Erraram, injustamente relegados ao segundo plano do rock daquela década. Inventivos e com alto astral, fizeram um bom show.
Quem esquentou mesmo a galera foi o Cachorro Grande, banda gaúcha radicada há anos em São Paulo e que detonou um repertório autoral mais pesado, quase nada eletrônico (como o último disco), carregando nas influências do rock inglês dos anos 60 e do hard setentista.
Acabou sendo uma pancada na cabeça dos que costumeiramente dizem, “não ouvi e não gostei'', não só por causa do peso, mas por conta das boas músicas que compõem o seu repertório. Beto Bruno, o vocalista, é um ótimo frontman, mas o destaque foi o guitarrista Marcelo Gross, com seu repertório variado de truques e feeling na medida para bons solos.
A boa banda potiguar Far From Alaska acabou sendo mal escalada, justamente por conta da eletrizante performance do Cachorro Grande e pela expectativa do peso que viria em seguida. Não decepcionou, até porque seu som tem qualidade, mas tampouco empolgou. O horário, 4h da manhã, também não ajudou.
A partir das 6h, o mundo tremeu com o Krisiun, hoje a banda brasileira de rock mais importante no cenário internacional. Irrepreensível com seu thrash vigoroso, acordou quem tentou dormir no centro de São Paulo. Uma verdadeira máquina de moer cérebros. Nada menos do que excelente.
Os amigos do Korzus tinham a ingrata missão de tentar manter o nível extraordinário do Krisiun, mas o quinteto paulistano se superou e fez muito mais.


Marcello Pompeu (vocal), Heros Trench (guitarra), Dick Siebert (baixo), Antônio Araújo (guitarra) e Rodrigo Oliveira (bateria) fizeram tremer o Palco Rio Branco e certamente fizeram o melhor show daquela região da Virada Cultural.
O público era grande às 8h e vibrou com a execução de clássicos como “Correria”, “Discipline of Hate”, “Never Die”, “Guilty Silence”, “Truth”, “What Are You Looking For”, além das novas principais composições “Vampiro”, “Bleeding Pride” e a faixa-titulo “Legion”. Não poderia ser melhor a comemoração dos  32 anos de carreira.
Vítor Rodrigues e seu Voodoopriest entraram em uma “roubada'' em seguida: não bastasse o Krisiun, ainda teriam de tentar ao menos igualar o Korzus. Difícil, mas o grupo se saiu bem, executando boa parte do álbum “Mandu''.
Quem surpreendeu foi o Dr. Sin, trio veterano de São Paulo que está com trabalho novo na praça, “Intactus''. Havia uma parcela de apreciadores de rock que levaram um susto – desinformados, achavam que o grupo era peça de museu.
Para nossa sorte, eles estão longe de qualquer peça do passado. O novo álbum foi a base do show, com muito feeling e uma pegada extraordinária. Andria Busic (baixo e vocais) está cantando bem melhor, gritando menos, e o guitarrista Eduardo Ardanuy continua sendo um show à parte.
O Viper ainda saboreia os bons momentos vividos com o retorno para alguns shows de aniversário de 30 anos de sua fundação e primeiros lançamentos, em 2013.
As comemorações continuam, com direito a lançamento de CD e DVD do ótimo show no Via Marquês, há dois anos. André Matos deu vida a uma série de canções icônicas do heavy nacional, agora com mais experiência e mais feeling. Havia um bom público para prestigiar o quinteto.
Robertinho de Recife parecia ser mais uma curiosidade do palco roqueiro, já que há anos pouco se ouviu falar do mestre da guitarra. Com trabalho novo, mostrou todas as suas qualidades e conseguiu mostrar  o porquê de “Metalmania'', álbum e banda, serem tão cultuados.
O final da maratona teve cara de celebração (mais uma!) com a sempre necessária banda Made in Brazil, na ativa desde 1967. São 48 anos de rock bem feito e de dedicação extrema à música. Um final digno a um evento que foi bacana, sem a violência de anos de anteriores e com organização muito boa, também superior àquela dos dois anos anteriores.
Vale mencionar aqui outras apresentações que amigos me disseram ter sido bem interessantes: Johnny Marr, ex-guitarrista da banda The Smiths fez um excelente show no Memorial da América Latina; e o Matuto Moderno, que mistura rock urbano com música regional do interior paulista, fez uma apresentação muito elogiada na praça da República.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guns N’ Roses: Surge primeira foto de W. Axl Rose em 18 meses

Agora já com uma volta de parte do núcleo que fez do GUNS N’ ROSES a maior banda do mundo no fim dos anos 80 e começo dos anos 90 99,999% confirmada, podemos afirmar com a mesma proporção de certeza QUE: 1 – O grupo será SIM headliner do Coachella em abril próximo; 2 – A banda fará uma apresentação ao vivo no programa televisivo JIMMY KIMMEL LIVE! no mesmo dia em que as atrações do Coachella serão afirmadas – 6 de janeiro, uma quarta-feira; 3 – Mesmo com Duff e Slash a bordo, a banda – que também terá DIZZY REED, RICHARD FORTUS e FRANK FERRER – tocará “2 ou 3 faixas” do álbum de 2008 da marca, “Chinese Democracy”; 4 – Existe SIM um esforço do empresário Doc McGhee para que o SKID ROW – agora sem vocalista – reúna sua formação clássica com o vocalista SEBASTIAN BACH para abrir os 25 shows da turnê estadunidense que começa em maio. Seria um modo de a banda celebrar os 25 anos de seu maior sucesso de crítica e público, “Slave To The Grind” 5 – Prepare-se par

Filha de Tom Araya responde foto que virou meme

Ariel Araya, a filha do vocalista do Slayer Tom Araya respondeu ao meme da sua família que ficou famoso. A foto mostra a família Araya no Grammy há alguns anos, com Ariel olhando para o pai com cara envergonhada, e leva a legenda “Você pode ser do Slayer, mas sua filha adolescente ainda vai achar você ridículo”. Leia o comentário de Ariel Araya no Reddit, feito na última sexta-feira: “Eu tinha 11 anos quando essa foto foi tirada. Um monte de flashes na sua cara e 30 pessoas gritando ‘olhe para mim’ pode ser bastante intimidador. Eu amo o velho Slayer. Algumas coisas do material novo são ‘nhé’. Meu pai sente falta de casa. Ele não é ridículo. Ele é o melhor pai que ele poderia ser sob essas circunstâncias. Alguma pergunta?” Ariel ainda anexou uma foto provando a autoria do depoimento e respondeu diversas perguntas no Reddit. Para ler a conversa clique aqui .

Saiu!!! Download - Megadeth - TH1RT3EN (2011)

                                                                                                                                                               Thirteen (estilizado como TH1RT3EN ) é o 13° álbum de estúdio da banda de de thrash metal/heavy metal Megadeth , lançado em 1 de Novembro de 2011 "Thirteen" marca o regresso do baixista Dave Ellefson que fez parte da formação clássica da banda, de 1983 a 2002. Ellefson voltou a tocar ao vivo com o Megadeth no início de 2010. Esta é a primeira vez que Ellefson toca em um álbum do Megadeth desde "Rude Awakening" de 2002. Faixas 1. Sudden Death 2. Public Enemy No. 1 3. Whose Life (Is It Anyways?) 4. We the People 5. Guns, Drugs & Money 6. Never Dead 7. New World Order 8. Fast Lane 9. Black Swan 10. Wrecker 11. Millennium of the Blind 12. Deadly Nightshade 13. 13 Informações Gênero: Thrash Metal/Heavy Metal Ano: 2011 País: Brasil Links para download: Medi