Pular para o conteúdo principal

Heavy Metal no mundo e Punk no Brasil: Spotify lista fãs mais "leais" da plataforma

O Spotify disponibilizou números de sua plataforma onde resolveu analisar quais são os gêneros que têm, como seguidores, os fãs mais “leais”.
Para isso, selecionou artistas que são fundamentais para os gêneros estudados e dividiu o número de streams de cada um deles pelo número de ouvintes. Dessa forma, o Spotify chegou a números que retratam quanto o fã de cada gênero retorna aos pilares do mesmo.
Em primeiro lugar, logo à frente de Pop, Folk, Country e Rock, apareceu o Heavy Metal, com uma grande margem em relação aos outros estilos.
Para chegar aos números, foram considerados “pilares do gênero” nomes como Metallica, Slayer, Judas Priest, Iron Maiden, Sepultura, Pantera, Cradle Of Filth e Anthrax.

spotify-lealdade-generos


Brasil

No Brasil, a situação é diferente: quem domina a pesquisa do Spotify é o gênero “Brazilian Punk”, ou o nosso bom e velho Punk Rock.
Em seguida aparece outro gênero ligado ao rock’n’roll, o “Rock Gaúcho”, e a MPB vem em terceiro. O Heavy Metal, líder global, aparece em quarto.

spotify-lealdade-generos-brasil

Spotify e o Heavy Metal

Em uma matéria a respeito do resultado, o site Mashable entrevistou um dos diretores da Relapse Records, nome forte do novo heavy metal, Bob Lugowe.
De acordo com ele, a comunidade do estilo é muito dedicada e compra discos, camisetas, material especial e boa parte dos itens que são disponibilizados em relação às suas bandas favoritas.
Ele diz que o Spotify é bom, mas serve mais como uma maneira de divulgar o artista do que gerar renda, já que muita gente tem acesso à plataforma, mas os valores repassados a bandas e gravadoras são baixos: “os músicos dizem que já pagaram seu aluguel com cheques de royalties, mas nunca pagaram com rendimentos do Spotify.”
Você pode ler a matéria com a entrevista do Mashable clicando aqui.
A pesquisa do Spotify pode ser encontrada aqui.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave Digger: Banda Gueppardo convidada para abertura em Porto Alegre

A banda Gueppardo foi anunciada como uma das atrações de abertura para o show de Porto Alegre da nova turnê mundial do lendário grupo alemão, Grave Digger. Os shows acontecem no dia 29 de março, no teatro do CIEE (D. Pedro II, 861).

Grave Digger é considerada, ao lado de Rage e Running Wild, uma das maiores bandas de Heavy Metal surgidas na Alemanha, e uma das mais importantes do mundo. Com mais de 35 anos na estrada e 18 álbuns de estúdio lançados, essa é a décima passagem dos alemães pelo Brasil, que promovem o seu novo disco, “Healedby Metal”, lançado em janeiro de 2017.

Gueppardo é uma banda de Hard n’ Heavy de Porto Alegre (RS), formada em 2007. Possui no currículo shows em todo Brasil e também na Argentina, ao lado de nomes de peso, como Steve Grimmett's Grim Reaper e Blaze Bayley (Iron Maiden). Lançou em 2015, o álbum “Fronteira Final”, considerado como um dos melhores lançamentos do estilo no ano. Recentemente a banda disponibilizou em seu canal no youtube, o videoclipe ofi…

Electra Mustaine: a linda filha do Sr. Dave Mustaine

Guns N’ Roses: Surge primeira foto de W. Axl Rose em 18 meses

Agora já com uma volta de parte do núcleo que fez do GUNS N’ ROSES a maior banda do mundo no fim dos anos 80 e começo dos anos 90 99,999% confirmada, podemos afirmar com a mesma proporção de certeza QUE:

1 – O grupo será SIM headliner do Coachella em abril próximo;

2 – A banda fará uma apresentação ao vivo no programa televisivo JIMMY KIMMEL LIVE! no mesmo dia em que as atrações do Coachella serão afirmadas – 6 de janeiro, uma quarta-feira;

3 – Mesmo com Duff e Slash a bordo, a banda – que também terá DIZZY REED, RICHARD FORTUS e FRANK FERRER – tocará “2 ou 3 faixas” do álbum de 2008 da marca, “Chinese Democracy”;

4 – Existe SIM um esforço do empresário Doc McGhee para que o SKID ROW – agora sem vocalista – reúna sua formação clássica com o vocalista SEBASTIAN BACH para abrir os 25 shows da turnê estadunidense que começa
em maio. Seria um modo de a banda celebrar os 25 anos de seu maior sucesso de crítica e público, “Slave To The Grind”

5 – Prepare-se para comprar uma caça…