Pular para o conteúdo principal

Onde estão as bandas de heavy metal?



Na época do booom do metal melódico, muitas bandas surgiram com trabalhos muito bons. O mesmo aconteceu com o black metal, mas, com o passar dos anos, infelizmente a grande maioria delas não existem mais.
Fatores não faltam para elucidar essa extinção em massa. Mas uma coisa que me chamou, e ainda me chama a atenção, é a escassez enorme de bandas brasileiras que fazem heavy metal.
Conversando com o meu grande amigo Ricardo Batalha, ele me disse uma coisa muito interessante: “Aqui no Brasil, heavy metal é speed metal.'' E eu concordo.
Faz tempo que não vejo, e ouço, bandas genuinamente heavy metal com uma sonoridade mais voltada ao Judas Priest, Running Wild, Accept, com bases de guitarra estilo “serrote'' – valeu Batalha – e com um vocalista com um timbre agressivo porém afinado.
Sei que tudo é Metal, independente se é power, speed ou heavy. Mas falta surgir um representante – ou vários – que consolide um estilo tão amado e cultuado por tantos fãs em todo o mundo.

No Monsters of Rock, tive a oportunidade de assistir bandas dos mais variados estilos. Do metal melódico do Unisonic, passando pelo metal tradicional do Accept e o metal épico do Manowar.
E dessas apresentações, aquela que ficou gravada na minha mente foi justamente do Accept. E me perguntava o porquê de tamanha satisfação em ouvir aquelas músicas, e a partir daquele momento tentei procurar bandas brasileiras que tivessem aquela sonoridade… cadê?!
Posso estar desatualizado, mas verdade seja dita, não existe uma banda genuinamente heavy metal entre as maiores do Brasil. Temos grandes nomes no death metal, no thrash metal, no metal melódico, mas… e no heavy metal puro? O lugar parece estar vago…
P.S. Quem souber de bandas brasileiras genuinamente Heavy Metal, favor enviar os nomes nos comentários.

*Vítor Rodrigues é vocalista da banda brasileira Voodoopriest e integrou por quase 20 anos a banda Torture Squad

 Vítor Rodrigues – publicado originalmente no blog The Metal Voodoopriest*
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave Digger: Banda Gueppardo convidada para abertura em Porto Alegre

A banda Gueppardo foi anunciada como uma das atrações de abertura para o show de Porto Alegre da nova turnê mundial do lendário grupo alemão, Grave Digger. Os shows acontecem no dia 29 de março, no teatro do CIEE (D. Pedro II, 861).

Grave Digger é considerada, ao lado de Rage e Running Wild, uma das maiores bandas de Heavy Metal surgidas na Alemanha, e uma das mais importantes do mundo. Com mais de 35 anos na estrada e 18 álbuns de estúdio lançados, essa é a décima passagem dos alemães pelo Brasil, que promovem o seu novo disco, “Healedby Metal”, lançado em janeiro de 2017.

Gueppardo é uma banda de Hard n’ Heavy de Porto Alegre (RS), formada em 2007. Possui no currículo shows em todo Brasil e também na Argentina, ao lado de nomes de peso, como Steve Grimmett's Grim Reaper e Blaze Bayley (Iron Maiden). Lançou em 2015, o álbum “Fronteira Final”, considerado como um dos melhores lançamentos do estilo no ano. Recentemente a banda disponibilizou em seu canal no youtube, o videoclipe ofi…

Electra Mustaine: a linda filha do Sr. Dave Mustaine

Músico do Ghost comenta homenagem a amigo suicida

“He Is”, faixa do álbum Meliora, do Ghost, é uma homenagem a Selim Lemouchi, líder da banda holandesa The Devil’s Blood. Ele cometeu suicídio em março de 2014, aos 33 anos. “Vivíamos longe, mas sempre que nos encontrávamos era uma diversão. Essa música já existia em demos, mas nunca tínhamos acertado o aspecto lírico. Após a morte de Selim, tudo se acertou. Ela fala sobre a fé em um grande além”, disse um dos músicos da banda ao Loudwire.