Pular para o conteúdo principal

Geoff Tate perdeu de novo!



A desintegração do Queensryche, uma das grandes bandas de heavy metal dos Estados Unidos, causou o mesmo impacto e as mesmas reações nos fãs que a separação da formação clássica do Sepultura, ocorrida em 1996. Os otimistas acreditaram que o mundo ganharia duas banda de respeito e poderosas; os pessimistas preferiram lamentar simplesmente o fim de um grupo importante.
As divergências entre o vocalista Geoff Tate e o resto da banda, que começaram no começo dos anos 2000 e tiveram o auge entre 2010 e 2011 – tendo São Paulo como local fundamental dpos conflitos -, criaram duas bandas, maas sem o brilho da original.
Resolvidas as pendengas judiciais, as desavenças foram transferidas para a música. O atual Queensryche e a banda Operation: Mindcrime, o novo projeto de Tate, lançaram seus novos trabalhos simultaneamente em 2015 e, novamente, o vocalista perdeu a disputa.
A vitória do Queensryche, entretanto, não deve ser muito comemorada. “Condition Human'', o segundo CD com o cantor Todd La Torre, se ressente da qualidade das letras do antigo vocalista, embora acerte ao manter, ao menos por enquanto, o heavy metal tradicional com viés progressivo que fez a sua fama.


“The Key'', o CD do Operation:Mindcrime, é um resumo dos equívocos que Geoff Tate cometeu em seus derradeiros trabalhos com a banda, em seus dois CDs solo e nos trabalhos após a briga com Queensryche: audacioso e ousado até o limite da imprudência, continua buscando um som inovador e experimental, ainda que os resultados deixem a desejar.
A situação é muito semelhante à de dois anos atrás, quando as duas partes, ainda em litígio, também lançaram novos trabalhos quase que simultaneamente.
“Queensryche'', o primeiro sem Tate cantando, impressionou porque soava moderno, vigoroso, com músicas boas e uma aposta em guitarras pesadas e densas, relembrando as obras-primas dos anos 80.
“Frequency Unknown'' foi a resposta de uma banda chamada Geoff Tate's Queensryche, evidenciando que a batalha jurídica pelo nome contaminara a música. Apressado e aparentemente mal concebido, tinha uma urgência natural pelas circunstâncias, mas carecia de inspiração – sem foco e apostando em arranjos experimentais complicados, Tate parecia perdido.



Em 2015, a vantagem dos ex-companheiros do grande cantor é evidente. Ainda que seja inferior ao trabalho anterior, “Condition Human'' ainda mantém alguma sofisticação nos timbres de guitarras. As canções são homogêneas, mas sem nenhum brilhantismo – a aposta foi conservadora, evitando arroubos criativos maiores.
“The Key'' é mais uma busca de Geoff Tate para se distanciar de um passado considerado engessado. As guitarras são menos proeminentes e novas sonoridades são testadas com certo abuso de recursos eletrônicos, acentuando um aspecto artificial que predominou em “Frequency Unknown'' e em “Dedicated to Chaos'', de 2011, o último álbum de Tate no Queensryche.
“Burn'' e “Hearing Voices'' são o destaque em “The Key'', que pretende ser a primeira parte de uma trilogia conceitual – uma história de suspense ainda que tenha pouco sentido, ao menos no primeiro CD.
“Condition Human'' é mais coeso e sólido, apesar de conter poucos destaques. “Arrows of Time'' e “Guardian'', bem pesadas, até que dão a partida de forma impressionante, mas o Queensryche não mantém o nível, embora “Hourglass'', “The Aftermath'' e a faixa-título apresentam boas ideias e riffs interessantes.

 Marcelo Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guns N’ Roses: Surge primeira foto de W. Axl Rose em 18 meses

Agora já com uma volta de parte do núcleo que fez do GUNS N’ ROSES a maior banda do mundo no fim dos anos 80 e começo dos anos 90 99,999% confirmada, podemos afirmar com a mesma proporção de certeza QUE: 1 – O grupo será SIM headliner do Coachella em abril próximo; 2 – A banda fará uma apresentação ao vivo no programa televisivo JIMMY KIMMEL LIVE! no mesmo dia em que as atrações do Coachella serão afirmadas – 6 de janeiro, uma quarta-feira; 3 – Mesmo com Duff e Slash a bordo, a banda – que também terá DIZZY REED, RICHARD FORTUS e FRANK FERRER – tocará “2 ou 3 faixas” do álbum de 2008 da marca, “Chinese Democracy”; 4 – Existe SIM um esforço do empresário Doc McGhee para que o SKID ROW – agora sem vocalista – reúna sua formação clássica com o vocalista SEBASTIAN BACH para abrir os 25 shows da turnê estadunidense que começa em maio. Seria um modo de a banda celebrar os 25 anos de seu maior sucesso de crítica e público, “Slave To The Grind” 5 – Prepare-se par

Filha de Tom Araya responde foto que virou meme

Ariel Araya, a filha do vocalista do Slayer Tom Araya respondeu ao meme da sua família que ficou famoso. A foto mostra a família Araya no Grammy há alguns anos, com Ariel olhando para o pai com cara envergonhada, e leva a legenda “Você pode ser do Slayer, mas sua filha adolescente ainda vai achar você ridículo”. Leia o comentário de Ariel Araya no Reddit, feito na última sexta-feira: “Eu tinha 11 anos quando essa foto foi tirada. Um monte de flashes na sua cara e 30 pessoas gritando ‘olhe para mim’ pode ser bastante intimidador. Eu amo o velho Slayer. Algumas coisas do material novo são ‘nhé’. Meu pai sente falta de casa. Ele não é ridículo. Ele é o melhor pai que ele poderia ser sob essas circunstâncias. Alguma pergunta?” Ariel ainda anexou uma foto provando a autoria do depoimento e respondeu diversas perguntas no Reddit. Para ler a conversa clique aqui .

Saiu!!! Download - Megadeth - TH1RT3EN (2011)

                                                                                                                                                               Thirteen (estilizado como TH1RT3EN ) é o 13° álbum de estúdio da banda de de thrash metal/heavy metal Megadeth , lançado em 1 de Novembro de 2011 "Thirteen" marca o regresso do baixista Dave Ellefson que fez parte da formação clássica da banda, de 1983 a 2002. Ellefson voltou a tocar ao vivo com o Megadeth no início de 2010. Esta é a primeira vez que Ellefson toca em um álbum do Megadeth desde "Rude Awakening" de 2002. Faixas 1. Sudden Death 2. Public Enemy No. 1 3. Whose Life (Is It Anyways?) 4. We the People 5. Guns, Drugs & Money 6. Never Dead 7. New World Order 8. Fast Lane 9. Black Swan 10. Wrecker 11. Millennium of the Blind 12. Deadly Nightshade 13. 13 Informações Gênero: Thrash Metal/Heavy Metal Ano: 2011 País: Brasil Links para download: Medi