Pular para o conteúdo principal

Clive Burr: uma retrospectiva em imagens


Clive Burr Iron Maiden

Não poderíamos deixar de prestar um tributo a Clive Burr, baterista notável por ter tocado nos três primeiros discos do Iron Maiden. Burr, que faleceu nessa madrugada, aos 56 anos, estava debilitado por conta da esclerose múltipla. Sua carreira foi extensa, englobando vários projetos, até que não pôde mais exercer o ofício de baterista.
Clive Burr Iron Maiden 1980
Clive Burr fez parte do Samson no fim da década de 1970, até deixar a banda para integrar o Iron Maiden. Acima, a formação que gravou o primeiro álbum do grupo.
Clive Burr Iron Maiden backstage 1980
Burr descansando no camarim de um show do Iron Maiden, em 1980. Nessa época, a banda vivia uma notável ascensão em território britânico.
Clive Burr Iron Maiden 1981
Membros do Iron Maiden confraternizando com amigos, em 1981.
Clive Burr Iron Maiden 1982
A fama do Iron Maiden só ganharia grandes proporções em 1982. Já com Adrian Smith nas guitarras desde 1981, a banda também teve uma troca de vocalistas: saiu Paul Di’Anno e entrou Bruce Dickinson. A line-up gravou um dos discos mais aclamados do Heavy Metal: The Number Of The Beast.
Clive Burr Maiden 1982
Burr em 1982. O baterista não foi páreo para as turnês extensas e deixou o Iron Maiden, principalmente, por conta disso.
Clive Burr Trust 1983
No ano seguinte, Clive entrou para o Trust – banda que seu substituto no Maiden, Nicko McBrain, integrava anteriormente. A partir daí, sua presença em bandas passou a ser breve. Nessa mesma época, ele rapidamente esteve com o Alcatrazz.
Clive Burr Stratus Escape 1984
Em 1984, ele iniciou um projeto chamado Clive Burr’s Escape, que logo foi renomeado para Stratus. A banda gravou apenas um disco, Throwing Shapes, e se desmanchou. Posteriormente, em 1985, ele integrou o Gogmagog, com Paul Di’Anno e Janick Gers – respectivamente, ex-vocalista e futuro guitarrista do Iron Maiden. A formação registrou apenas um EP, I Will Be There, e também se separou.
deedesperado

Clive Burr com o Desperado, banda que montou com Dee Snider (Twisted Sister), em 1988. O grupo registrou um disco, Bloodied But Unbowed, que foi engavetado por não ter agradado a gravadora na época, a Elektra. As gravações só viram a luz do dia em 1996.
Clive Burr Elixir 1990
Em 1990, ele tocou o Elixir, mas não chegou a ser um integrante fixo. Registrou apenas um álbum com o grupo, Lethal Potion.
Clive Burr Praying Mantis 1996

Também não se tornando um membro fixo, Clive Burr tocou com o Praying Mantis – banda que contava com seu ex-companheiro de Maiden, Dennis Stratton. Marcou presença no álbum ao vivo Captured Alive In Tokyo City e algumas demos suas podem ser encontradas em Demorabilia.
clive8big

Diagnosticado com esclerose múltipla, a debilitação de Clive, principalmente entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000, foi notável.
Clive Burr Iron Maiden concert

No palco com o Iron Maiden, em 2005. A banda criou um fundo chamado “The Clive Burr MS Trust Fund”, que arrecada dinheiro através de doações, leilões, merchandising e shows beneficentes – como este da imagem.
clive2


Clive Burr (centro) em abril de 2012, com Dave Lights (esquerda) e Dennis Stratton (direita). Lights foi um dos primeiros a utilizar a fantasia de Eddie nos shows da banda, enquanto Stratton tocou com Burr no Iron Maiden e no Praying Mantis. Provavelmente a imagem mais recente do baterista, que faleceu nesta madrugada, aos 56 anos, enquanto dormia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anthares: divulgada capa do novo álbum

A banda de thrash metal Anthares divulgou a capa de seu novo álbum, O Caos Da Razão , que será lançado no Brasil pela Mutilation Records. Ainda sem data de lançamento, o disco apresentará pela primeira vez o vocalista Diego Nogueira em estúdio, ao lado de Eduardo "Topperman” Scarellis e Mauricio Amaral (guitarras), Adriano "Pardal" Chimello (baixo) e Evandro Junior (bateria). A capa foi desenhada pelo artista plástico Thomas Pinheiro, o mesmo responsável pela arte do álbum No Limite Da Força , de 1987. O Caos Da Razão foi gravado no Estúdio 44, e produzido por Beto Toledo (que também produziu Re-lapse do MX) e entrará no processo de mixagem na próxima semana.

Saiu!!! Download - Megadeth - TH1RT3EN (2011)

                                                                                                                                                               Thirteen (estilizado como TH1RT3EN ) é o 13° ...

Vocalista do Steel Panther explica porque Mötley Crüe não os curte

O vocalista Michael Starr explicou ao DailyBulletin.com o que aconteceu queando o Steel Panther abriu para o Mötley Crüe. “Eles não gostaram de nós. Tommy Lee estava claramente incomodado. Ele acha que somos apenas uma piada, que não devíamos tocar com eles. Mas o público gostou. O único que não se importou foi Vince Neil. De resto, eles se levam muito a sério”.