Pular para o conteúdo principal

Clive Burr: uma retrospectiva em imagens


Clive Burr Iron Maiden

Não poderíamos deixar de prestar um tributo a Clive Burr, baterista notável por ter tocado nos três primeiros discos do Iron Maiden. Burr, que faleceu nessa madrugada, aos 56 anos, estava debilitado por conta da esclerose múltipla. Sua carreira foi extensa, englobando vários projetos, até que não pôde mais exercer o ofício de baterista.
Clive Burr Iron Maiden 1980
Clive Burr fez parte do Samson no fim da década de 1970, até deixar a banda para integrar o Iron Maiden. Acima, a formação que gravou o primeiro álbum do grupo.
Clive Burr Iron Maiden backstage 1980
Burr descansando no camarim de um show do Iron Maiden, em 1980. Nessa época, a banda vivia uma notável ascensão em território britânico.
Clive Burr Iron Maiden 1981
Membros do Iron Maiden confraternizando com amigos, em 1981.
Clive Burr Iron Maiden 1982
A fama do Iron Maiden só ganharia grandes proporções em 1982. Já com Adrian Smith nas guitarras desde 1981, a banda também teve uma troca de vocalistas: saiu Paul Di’Anno e entrou Bruce Dickinson. A line-up gravou um dos discos mais aclamados do Heavy Metal: The Number Of The Beast.
Clive Burr Maiden 1982
Burr em 1982. O baterista não foi páreo para as turnês extensas e deixou o Iron Maiden, principalmente, por conta disso.
Clive Burr Trust 1983
No ano seguinte, Clive entrou para o Trust – banda que seu substituto no Maiden, Nicko McBrain, integrava anteriormente. A partir daí, sua presença em bandas passou a ser breve. Nessa mesma época, ele rapidamente esteve com o Alcatrazz.
Clive Burr Stratus Escape 1984
Em 1984, ele iniciou um projeto chamado Clive Burr’s Escape, que logo foi renomeado para Stratus. A banda gravou apenas um disco, Throwing Shapes, e se desmanchou. Posteriormente, em 1985, ele integrou o Gogmagog, com Paul Di’Anno e Janick Gers – respectivamente, ex-vocalista e futuro guitarrista do Iron Maiden. A formação registrou apenas um EP, I Will Be There, e também se separou.
deedesperado

Clive Burr com o Desperado, banda que montou com Dee Snider (Twisted Sister), em 1988. O grupo registrou um disco, Bloodied But Unbowed, que foi engavetado por não ter agradado a gravadora na época, a Elektra. As gravações só viram a luz do dia em 1996.
Clive Burr Elixir 1990
Em 1990, ele tocou o Elixir, mas não chegou a ser um integrante fixo. Registrou apenas um álbum com o grupo, Lethal Potion.
Clive Burr Praying Mantis 1996

Também não se tornando um membro fixo, Clive Burr tocou com o Praying Mantis – banda que contava com seu ex-companheiro de Maiden, Dennis Stratton. Marcou presença no álbum ao vivo Captured Alive In Tokyo City e algumas demos suas podem ser encontradas em Demorabilia.
clive8big

Diagnosticado com esclerose múltipla, a debilitação de Clive, principalmente entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000, foi notável.
Clive Burr Iron Maiden concert

No palco com o Iron Maiden, em 2005. A banda criou um fundo chamado “The Clive Burr MS Trust Fund”, que arrecada dinheiro através de doações, leilões, merchandising e shows beneficentes – como este da imagem.
clive2


Clive Burr (centro) em abril de 2012, com Dave Lights (esquerda) e Dennis Stratton (direita). Lights foi um dos primeiros a utilizar a fantasia de Eddie nos shows da banda, enquanto Stratton tocou com Burr no Iron Maiden e no Praying Mantis. Provavelmente a imagem mais recente do baterista, que faleceu nesta madrugada, aos 56 anos, enquanto dormia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACE FREHLEY: Edição de Luxo Expandida de 'Anomaly' Sai em Setembro

O guitarrista do KISS , Ace Frehley , lançará a edição de luxo O guitarrista do KISS , Ace Frehley , lançará a edição de luxo recém-expandida de seu álbum de 2009, "Anomaly" , no dia 8 de setembro via o eOne Music . Entre as novas faixas estão duas demonstrações anteriormente inéditas: "Hard For Me" , que mais tarde foi retrabalhada no álbum "Foxy & Free" , e uma pronta "Pain In The Neck" , diferente em tempo  e arranjo da versão final . Também está incluída a faixa de bonus "Anomaly" apenas digital-única "The Return Of Space Bear" . "Anomaly Deluxe" também apresentará arte de álbuns aprimorada, um novo cartaz ao vivo e extensas notas de linha por escritor de rock e historiador de Ron Freeson, Ron Frees (incluindo comentários de pista por pista de Frehley ). 01. Foxy & Free 02. Outer Space 03. Pain In The Neck 04. Fox On The Run 05. Genghis Khan 06. Too Many Faces 07. Change The World 08. Space...

ALICE COOPER lançará o DVD 'Welcome To My Nightmare Special Edition' em setembro

O DVD "Welcome To My Nightmare Special Edition" de Alice Cooper será lançado no dia 8 de setembro via Eagle Rock Entertainment . O DVD apresenta o especial de televisão de 1975 "Alice Cooper: The Nightmare" , agora disponível em DVD pela primeira vez, juntamente com o filme de concertos "Welcome To My Nightmare" de 1976.

Ex-GHOST MARTIN PERSNER: discografia completa para ser reeditada

Em 7 de julho, The Sign Records irá reeditar toda a discografia TID em formatos de vinil CD, digital e de edição limitada na América do Norte. Os álbuns já estavam disponíveis apenas na Europa. O TID inclui Martin Persner , que tocou no GHOST por sete anos sob o nome Omega . "Fix Idé" é o álbum mais recente do TID e contém seis músicas, seis cenários diferentes e seis sonhos diferentes. Variando da música de dança apocalíptica escura para trilhas sonoras a uma onda de sonhos na mente tentando matar reflexões de um passado sombrio. Com letras escritas em versos clássicos que trazem à mente algo antigo e longo, esquecido ou oculto, este é um álbum e uma banda muito diferentes. A banda escreve música com arte em mente, e faz a arte -final com a música em mente "Giv Akt" foi onde TID levou sua música para outro nível, agora contando as principais cidades e templos sagrados, juntamente com letras sobre o propósito da vida e nosso estar aqui. "Giv Akt" parece...