A matéria abaixo foi publicada originalmente no About.com em janeiro de 2010.
Apesar de começar como uma banda de glam metal, o PANTERA se reinventaria em 1990 com o álbum “Cowboys From Hell”, se tornando uma das maiores bandas de Metal dos anos 90.
O
quarteto do Texas influenciou inúmeras bandas ao mostrar que o Metal
ainda tinha energia guardada, mesmo com a onda do Grunge dominando o
país.
O álbum “Far Beyond Driven” de 1994 iria liderar as paradas
da Billboard, uma façanha que parecia impossível para qualquer banda de
Metal durante meados dos anos 90.
Liderados pelo excêntrico vocalista Phil Anselmo e com a magia da guitarra de "Dimebag" Darrell, o PANTERA deixou uma marca permanente que não vai desaparecer tão cedo.
O primeiro álbum do PANTERA onde a banda finalmente esculpiu sua própria direção, iria mostrar um lado diferente do PANTERA
mais voltado para um som groove metal. A faixa principal, a balada
épica “Cemetery Gates”, a monstruosa “Domination” e a pesada “The Art Of
Shredding” são apenas algumas das faixas que deixaram um impacto sobre o
ouvinte despretensioso. “Cowboys From Hell” foi a obra- prima do PANTERA, apresentando a banda em um nível musical que nunca mais foi atingido.
'Vulgar Display Of Power' (1992)
Embora
o “Cowboys From Hel” tivesse músicas fenomenais, em “Vulgar Display Of
Power” havia “Walk”, que para alguns é a música mais importante do
PANTERA. Enquanto esta idéia era discutida durante anos, não há dúvidas
de que o PANTERA liberou toda sua agressão em "Vulgar Display Of Power".
Anselmo substituiu a voz limpa, em sua maior parte, por um grunhido que
sufoca o ouvinte com sua força e intensidade. "Hollow" é uma balada
subetimada no catálogo da banda, e é a última performance com fortes
vocais limpos feitos por Anselmo, antes das drogas e álcool cobrarem seu
preço.
3. 'Power Metal' (1988)
Embora
a banda odiasse admitir, “Cowboys From Hell” não foi o seu primeiro
álbum. Antes deste revolucionário lançamento, o PANTERA foi uma banda de
Metal Glam. “Power Metal” mostrou a banda como a se direcionar para um
som mais híbrido de Heavy/Speed Metal, com o novo vocalista Phil Anselmo
apresentando seu estilo selvagem. Seus vocais eram completamente
diferentes do que aquilo que a maioria das pessoas ouviu nos álbuns
posteriores da PANTERA, Anselmo teve uma abordagem totalmente limpa, com
notas altas e falsetes que fariam Rob Halford corar. As músicas em si
não são nada de especial, mas o desempenho vocal de Anselmo é o melhor
de sua carreira, e como de costume, tocando guitarra, Darrell foi
fantástico.
4. 'Far Beyond Driven' (1994)
Com
“Far Beyond Driven”, o Pantera iria diminuir o ritmo consideravelmente,
baixando a afinação das guitarras e apontando para um som mais extremo.
A banda mantém o ritmo médio de compassos, com a exceção de um número
selecionado de músicas mais rápidas, incluindo "Becoming" e
"Slaughtered". As letras de Anselmo ficaram mais pessoais, seus vocais,
embora tenham se encaixado muito bem nas músicas, mostrou sinais de
fraqueza em certos momentos. A inclusão de um cover da música do BLACK
SABBATH, "Planet Caravan" foi uma coisa interessante e complexa ao mesmo
tempo.
5. 'The Great Southern Trendkill' (1996)
O
último álbum decente do PANTERA, “The Great Southern Trendkill”
sacrificou a melodia pela brutalidade, levando a resultados mistos. A
banda começou a desmoronar, com o uso de drogas do Phil Anselmo levando
vantagem sobre ele. As letras descrevem em detalhes, a perda da batalha
de Phil Anselmo contra o abuso de substâncias, especialmente em "10's",
"Suicide Note" e "Living Through Me (Hell's Wrath)". O PANTERA
experimenta um pouco com seu som, utilizando o violão e efeitos
eletrônicos em "Suicide Note Pt.1". "Floods" é considerada uma das
canções memoráveis da banda, com o solo de Darrell gerando aclamação
entre os demais guitarristas.
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