Pular para o conteúdo principal

Grandes documentários para entender o Rock - Anos 50 e 60

Especial sobre a história do rock com listas de documentários que vão te ajudar a entender melhor como tudo começou, o caminho que percorreu e onde chegamos com esse tal de rock and roll.
A primeira lista é sobre os anos 50 e 60, período em que surge o rock, um dos estilos derivados do blues, peça chave na compreensão do estilo.




HE BLUES – SÉRIE DE MARTIN SCORSESE

 

 

Surgido dos cantos religiosos africanos, o blues só ganhou esse nome nos Estados Unidos, quando definiu-se como um estilo musical no final do século XIX. Por mais que hoje seja, de certa forma,”elitizado”, o blues até meados dos nos 50 e 60 era marginalizado por ser música negra, muito por conta da segregação racial americana ainda muito forte. Foi nos anos 50 que dele começaram a surgir os primeiros passos do rock ‘n roll e de tantos outros estilos.
The Blues é uma série de documentários iniciada pelo icônico diretor Martin Scorsese. São oito filmes impressionistas, dirigidos por alguns dos maiores cineastas do mundo: além de Scorsese tem Clint Eastwood, Mike Figgis, Charles Burnett, Marc Levin, Richard Pearce e Win Wenders. Nessa grande viagem pelo blues, os filmes incluem interpretações especiais, contextualizando o espectador desde o início até a sua influência global e na música como um todo. Alguns dos filmes podem ser encontrados legendados no YouTube.
Os filmes produzidos foram:
The Blues – Feel Like Going Home (De Regresso A Casa) – Martin Scorsese
A Soul of a Man (A Alma de Um Homem) – Wim Wenders
Road To Memphis (A Caminho de Menphis) – Richard Pearce
Warming by the Devil’s Fire (Aquecido Pelo Fogo do Diabo) – Charles Burnett
Godfathers and Sons (Padrinhos e Filhos) – Marc Levin
Red, White & Blues – Mike Figgis
Piano Blues – Clint Eastwood
Lightning in a Bottle – Um Tributo ao Blues – Direção conjunta

CHUCK BERRY – O MITO DO ROCK

 

 

Apesar de não podermos dizer com precisão quem foi o criador do rock, Chuck Berry é um dos pioneiros do estilo com o rockabilly ao lado de nomes como Bill Haley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Gene Vincent. Mesmo sendo considerados os pioneiros, o mensageiro do rock´n´roll foi Elvis Presley, um branco com gingado, algo que a indústria cultural da época achou mais “aceitável” para o mundo. Deu-se a explosão do rock com Elvis e não se pode tirar esse mérito dele, é claro.
Em Chuck Berry – O Mito do Rock, o diretor Taylor Hackford mostra um pouco dessa lenda com direito a entrevista com o próprio, além de ilustres convidados como Diddley, Little Richard, Roy Orbison, The Everly Brothers, Eric Clapton, Linda Ronstadt, Keith Richards e Bruce Springsteen. O documentário celebra o 60º aniversário do músico desde um de seus maiores concertos, realizado no Fox Theatre, em St. Louis, no estado do Missouri, além de discutir a vida e a carreira de Berry,

THIS IS ELVIS

Dentre os inúmeros filmes feitos sobre Elvis Presley, This is Elvis é o mais famoso e completo deles. A direção conjunta de Andrew Solt e Malcolm Leo fez bonito ao registrar momentos da vida do Rei do Rock. O documentário mescla videoclipes do astro, noticiários, cenas de alguns de seus filmes e trechos de suas aparições na TV norte-americana.
É considerado o primeiro e definitivo documentário sobre a vida e carreira de Elvis, sendo elogiado por fãs e também pela crítica. Uma mescla de cenas de estúdio e de arquivo que, além disso, apresenta entrevistas e depoimentos de pessoas que conviveram com o cantor. Há quem diga que Elvis ainda não tem um documentário mais oficial, que mostre todas as suas facetas.
Quem quiser ir mais a fundo na vida de Elvis pode ir atrás de alguns outros títulos interessantes como Elvis on Tour, Elvis, Elvis: That’s the Way It Is e He Touched Me – The Gospel Music of Elvis Presley.

THE BEATLES ANTHOLOGY

 

The Beatles Anthology é uma série produzida pela Apple Corps e Televisão Granada em 1995 e exibida nos EUA pela rede ABC no mesmo ano. Os então integrantes vivos dos Beatles, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, se reuniram a partir de 1994 para gravar entrevistas que foram juntadas a velhas entrevistas de John Lennon (morto em 1980), onde eles contam a história do grupo.
Várias imagens inéditas dos Beatles foram adicionadas ao documentário para ilustrar a história. A série foi lançada em DVD com cinco discos e é considerado o registro mais completo sobre os Beatles, conta desde o início da banda nos anos 1950, passando pela Beatlemania, os anos em que viveram a contra-cultura mais intensamente, até o fim.

 


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave Digger: Banda Gueppardo convidada para abertura em Porto Alegre

A banda Gueppardo foi anunciada como uma das atrações de abertura para o show de Porto Alegre da nova turnê mundial do lendário grupo alemão, Grave Digger. Os shows acontecem no dia 29 de março, no teatro do CIEE (D. Pedro II, 861).

Grave Digger é considerada, ao lado de Rage e Running Wild, uma das maiores bandas de Heavy Metal surgidas na Alemanha, e uma das mais importantes do mundo. Com mais de 35 anos na estrada e 18 álbuns de estúdio lançados, essa é a décima passagem dos alemães pelo Brasil, que promovem o seu novo disco, “Healedby Metal”, lançado em janeiro de 2017.

Gueppardo é uma banda de Hard n’ Heavy de Porto Alegre (RS), formada em 2007. Possui no currículo shows em todo Brasil e também na Argentina, ao lado de nomes de peso, como Steve Grimmett's Grim Reaper e Blaze Bayley (Iron Maiden). Lançou em 2015, o álbum “Fronteira Final”, considerado como um dos melhores lançamentos do estilo no ano. Recentemente a banda disponibilizou em seu canal no youtube, o videoclipe ofi…

Electra Mustaine: a linda filha do Sr. Dave Mustaine

Guns N’ Roses: Surge primeira foto de W. Axl Rose em 18 meses

Agora já com uma volta de parte do núcleo que fez do GUNS N’ ROSES a maior banda do mundo no fim dos anos 80 e começo dos anos 90 99,999% confirmada, podemos afirmar com a mesma proporção de certeza QUE:

1 – O grupo será SIM headliner do Coachella em abril próximo;

2 – A banda fará uma apresentação ao vivo no programa televisivo JIMMY KIMMEL LIVE! no mesmo dia em que as atrações do Coachella serão afirmadas – 6 de janeiro, uma quarta-feira;

3 – Mesmo com Duff e Slash a bordo, a banda – que também terá DIZZY REED, RICHARD FORTUS e FRANK FERRER – tocará “2 ou 3 faixas” do álbum de 2008 da marca, “Chinese Democracy”;

4 – Existe SIM um esforço do empresário Doc McGhee para que o SKID ROW – agora sem vocalista – reúna sua formação clássica com o vocalista SEBASTIAN BACH para abrir os 25 shows da turnê estadunidense que começa
em maio. Seria um modo de a banda celebrar os 25 anos de seu maior sucesso de crítica e público, “Slave To The Grind”

5 – Prepare-se para comprar uma caça…