Pular para o conteúdo principal

GTR, a união de Steve Howe e Steve Hackett, faz 30 anos com edição de luxo


http://headbangervoice.blogspot.com.br



Uma curiosidade acaba de chegar às lojas da Europa em uma edição de luxo, com CD bônus e livreto de qualidade. Alguém ainda se lembra do GTR?
Há 30 anos, dois gigantes do rock progressivo se uniram após alguns fracassados projetos no começo dos anos 80 para aquele que deveria ser um dos maiores supergrupos, na mesma linhagem de Cream, Blind Faith, Emerson, Lake and Palmer e The Firm. A expectativa era muito grande, e o naufrágio ocorreu rápido demais.

O GTR foi a união dos guitarristas Steve Howe (Yes) e Steve Hackett (Genesis). A ideia foi de Howe, que era apenas um conhecido de Hackett. Surpreendentemente, o ex-Genesis topou e a banda surgiu em 1985.
Howe ainda não tinha digerido muito bem o retorno do Yes em 1983, em formato mais pop e comercial – Jon Anderson (vocais) e Chris Squire (baixo) nem pensaram em convidá-lo para o que seria “90125'', megassucesso daquele ano.

Também andava insatisfeito com o Asia, que havia formado com John Wetton (baixo, ex-King Crimson e Uriah Heep) e Geoff Downes (teclados, ex-Yes). A queixa era de que o som estava comercial demais.
Hackett, por sua vez, ia bem com sua carreira solo desde que saíra do Genesis, em 1977, mas sentia falta de mais aventura, ou seja, de voltar a fazer uma música mais forte, instigante e, por que não, mais pesada. Howe também queria isso.
“GTR'', um acrônimo de guitar, em inglês, deu nome também à banda, e saiu em 1986. A expectativa era grande, e a  decepção, em seguida, também.

Tudo estava certinho, com um bom cantor (Max Bacon) e uma cozinha supertalentosa – Phil Spaulding no baixo e Jonathan Mover na bateria. O som tinha peso, força e qualidade, além de muito virtuosismo.
Só que não deu certo. Faltou um grande hit e mais carisma entre os integrantes, em especial ao correto mas pouco cativante Bacon. Houve uma turnê norte-americana e alguns shows na Europa, mas o entusiasmo do público foi zero. O álbum vendeu pouco, os shows não lotaram e o desânimo logo implodiu o grupo.

E eis que a Cherry Red Records, selo e gravadora ingleses, decidiu reeditar o álbum em uma edição de luxo para comemorar os 30 anos de criação da banda.
O CD é duplo, com o álbum original acrescido de três bônus chochos (versões diferentes de músicas do álbum). O melhor, no entanto, é o segundo CD, trazendo um show gravado em Los Angeles em julho de 1986. Na lista de músicas, algumas do álbum e clássicos do Yes e do Genesis.
“GTR'' é apenas raozável, com uma saudável disputa de egos e solos entre Hackett e Howe, mas não há nenhuma canção memorável. Os destaques vão para as duas primeiras, “When the Heart Rules the Mind'' e “The Hunter'', e a interessante “Jakyll and Hyde''. Ainda assim, não tinha como estourar – músicas boas, corretas, mas só, sem nenhum diferencial.

A versão 2015 vale pelo show contido no segundo CD, onde a banda mostra qualidade e competência, com empolgação e entusiasmo que faltaram no álbum de inéditas. Vale como uma curiosade, mas com qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guns N’ Roses: Surge primeira foto de W. Axl Rose em 18 meses

Agora já com uma volta de parte do núcleo que fez do GUNS N’ ROSES a maior banda do mundo no fim dos anos 80 e começo dos anos 90 99,999% confirmada, podemos afirmar com a mesma proporção de certeza QUE: 1 – O grupo será SIM headliner do Coachella em abril próximo; 2 – A banda fará uma apresentação ao vivo no programa televisivo JIMMY KIMMEL LIVE! no mesmo dia em que as atrações do Coachella serão afirmadas – 6 de janeiro, uma quarta-feira; 3 – Mesmo com Duff e Slash a bordo, a banda – que também terá DIZZY REED, RICHARD FORTUS e FRANK FERRER – tocará “2 ou 3 faixas” do álbum de 2008 da marca, “Chinese Democracy”; 4 – Existe SIM um esforço do empresário Doc McGhee para que o SKID ROW – agora sem vocalista – reúna sua formação clássica com o vocalista SEBASTIAN BACH para abrir os 25 shows da turnê estadunidense que começa em maio. Seria um modo de a banda celebrar os 25 anos de seu maior sucesso de crítica e público, “Slave To The Grind” 5 – Prepare-se par

Filha de Tom Araya responde foto que virou meme

Ariel Araya, a filha do vocalista do Slayer Tom Araya respondeu ao meme da sua família que ficou famoso. A foto mostra a família Araya no Grammy há alguns anos, com Ariel olhando para o pai com cara envergonhada, e leva a legenda “Você pode ser do Slayer, mas sua filha adolescente ainda vai achar você ridículo”. Leia o comentário de Ariel Araya no Reddit, feito na última sexta-feira: “Eu tinha 11 anos quando essa foto foi tirada. Um monte de flashes na sua cara e 30 pessoas gritando ‘olhe para mim’ pode ser bastante intimidador. Eu amo o velho Slayer. Algumas coisas do material novo são ‘nhé’. Meu pai sente falta de casa. Ele não é ridículo. Ele é o melhor pai que ele poderia ser sob essas circunstâncias. Alguma pergunta?” Ariel ainda anexou uma foto provando a autoria do depoimento e respondeu diversas perguntas no Reddit. Para ler a conversa clique aqui .

Saiu!!! Download - Megadeth - TH1RT3EN (2011)

                                                                                                                                                               Thirteen (estilizado como TH1RT3EN ) é o 13° álbum de estúdio da banda de de thrash metal/heavy metal Megadeth , lançado em 1 de Novembro de 2011 "Thirteen" marca o regresso do baixista Dave Ellefson que fez parte da formação clássica da banda, de 1983 a 2002. Ellefson voltou a tocar ao vivo com o Megadeth no início de 2010. Esta é a primeira vez que Ellefson toca em um álbum do Megadeth desde "Rude Awakening" de 2002. Faixas 1. Sudden Death 2. Public Enemy No. 1 3. Whose Life (Is It Anyways?) 4. We the People 5. Guns, Drugs & Money 6. Never Dead 7. New World Order 8. Fast Lane 9. Black Swan 10. Wrecker 11. Millennium of the Blind 12. Deadly Nightshade 13. 13 Informações Gênero: Thrash Metal/Heavy Metal Ano: 2011 País: Brasil Links para download: Medi