Pular para o conteúdo principal

Documentário 'Aridez' conta a história do heavy metal piauiense


No início, em 1982, quase não havia músicos, discos ou locais para tocar.
'História do metal é rica e a cidade conhece muito pouco', diz diretor do doc


A cidade era Teresina e o ano foi o de 1982. No Brasil, a ditadura militar caminhava para seu fim, brasileiros choravam a derrota da seleção na Copa do Mundo, e o mundo acompanhava a guerra entre Argentina e Inglaterra pelas ilhas Malvinas. Em meio a esse contexto, na capital piauiense, longe de tudo e de todos, um acontecimento que reverberaria pelos 20 anos seguintes estava se desenhando: a formação da banda Vênus e o nascimento do heavy metal piauiense.

Quem conta a história e muitas outras sobre essa insólita cena é o documentário "Aridez- Metal muito além do fim do mundo", com direção do publicitário Erick Miranda, que será lançado neste sábado (1º) no Teatro do Boi (assista o trailler acima).

“A história do metal é muito rica e a cidade conhece muito pouco. As pessoas não têm ideia do tamanho da cena, da importância que as bandas daqui tiveram, que tem grupo daqui que lançou discos na Alemanha, Itália, Peru, México ou que a gravadora que lançou o Sepultura nos anos 80 teve interesse de lançar um disco com duas bandas do Piauí”, contou.

A produção do filme foi financiada com recursos próprios do publicitário e começou em 2013. Com farto material de época, como vídeos em VHS, fotos, resenhas de jornal, revistas e fanzines, Erick conta que as bandas tinham pouco coisa, mas que os headbangers conservaram um grande acervo.

“Os fãs tinham jornal de 1987 do (festival) Setembro Rock. Coisas difíceis de imaginar como um cara que tem a tradução do release do Scud feito a mão. Gente que tinha a resenha de jornal do Avalon de 1987. Eles foram a grande fonte de material para o documentário”, contou Miranda.

Mais do que atualmente, no início da década de 1980, Teresina era reconhecidamente uma cidade com ares interioranos dominada por costumes tradicionais e educada musicalmente apenas nos grandes sucessos e ritmos radiofônicos. Sozinhos e nadando contra essa corrente, alguns garotos que gostavam de rock se juntaram para tocar metal e enfrentar a falta de equipamento, de acesso a novos discos, locais para tocar e o preconceito.


A banda Vênus e o metal piauiense
O documentário começa mostrando o surgimento da banda Vênus em 1982, que rompeu a barreira do silêncio alternativo que existia na cena teresinense. Dois anos depois encabeçou o Setembro Rock, primeiro festival de metal realizado no Piauí. O grupo lançou disco em 1986 e no ano seguinte chegou a tocar no Theatro 4 de Setembro, que abominava espetáculos de rock na casa.

Ao mesmo tempo que a Vênus fazia a cabeça dos metaleiros de Teresina, surgiu a Avalon e o Megahertz. Os dois grupos gravaram um LP para a Cogumelo Records, gravadora que lançou o primeiro disco do Sepultura.

Apostando na banda, o Avalon se muda para São Paulo, tem que substituir dois integrantes que não quiseram deixar Teresina, lança dois discos, faz dezenas de shows pelo interior do Sudeste. Em curva ascendente com muitas apresentações e boas críticas, o vocalista Ico Almendra vai passar uma temporada nos Estados Unidos e não volta mais. Em meio ao climão pela deserção, acontece um convite para a banda tocar na terra do tio Sam, mas o material com o novo vocalista não agradou e o grupo chegou ao fim.

Esse é momento mais melancólico do documentário, o fim de uma banda que parecia prestes a "acontecer". “Foi uma tragédia”, disse o baixista William Rodsam. “Passei nove anos sem tocar depois que saí do Avalon”, contou Ico.

A partir daí, o ritmo não para e os anos vão passando pelo filme com o surgimento de muitas outras bandas (Wagark, Scud, Demolidor, Monasterium, Anno Zero etc). O doc termina com muitos entrevistados contando que não se arrependem e que fariam tudo de novo.

“O documentário inicia com a intenção de mostrar a motivação de pessoas que começaram a fazer heavy em uma cidade que não tinha nada parecido. Eles poderiam fazer MPB, mas diante de todas as dificuldades, sem expectativa nenhuma de sucesso e diante do fracasso iminente, eles escolheram fazer heavy metal. Estão aí há 25 anos sem ganhar nada, carregando instrumentos nas costas, fazendo show de graça e as conversas são as mesmas: ‘temos umas música novas e vamos soltar um disco’. O doc acaba e não tem mi mi mi ou chororô. Isso foi uma coisa que me impressionou bastante”, finalizou Miranda.

Lançamento
Aridez – Metal Muito além do fim do Mundo será lançado no dia 1º de abril, às 17h, no Teatro do Boi, na Zona Norte de teresina. Logo após a exibição, acontecerá o Metal Solidário, com as bandas Vulgo Garbus, Megahertz, Anno Zero e Deguella. A entrada é um 1kg de alimento não-perecível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guns N’ Roses: Surge primeira foto de W. Axl Rose em 18 meses

Agora já com uma volta de parte do núcleo que fez do GUNS N’ ROSES a maior banda do mundo no fim dos anos 80 e começo dos anos 90 99,999% confirmada, podemos afirmar com a mesma proporção de certeza QUE: 1 – O grupo será SIM headliner do Coachella em abril próximo; 2 – A banda fará uma apresentação ao vivo no programa televisivo JIMMY KIMMEL LIVE! no mesmo dia em que as atrações do Coachella serão afirmadas – 6 de janeiro, uma quarta-feira; 3 – Mesmo com Duff e Slash a bordo, a banda – que também terá DIZZY REED, RICHARD FORTUS e FRANK FERRER – tocará “2 ou 3 faixas” do álbum de 2008 da marca, “Chinese Democracy”; 4 – Existe SIM um esforço do empresário Doc McGhee para que o SKID ROW – agora sem vocalista – reúna sua formação clássica com o vocalista SEBASTIAN BACH para abrir os 25 shows da turnê estadunidense que começa em maio. Seria um modo de a banda celebrar os 25 anos de seu maior sucesso de crítica e público, “Slave To The Grind” 5 – Prepare-se par

Filha de Tom Araya responde foto que virou meme

Ariel Araya, a filha do vocalista do Slayer Tom Araya respondeu ao meme da sua família que ficou famoso. A foto mostra a família Araya no Grammy há alguns anos, com Ariel olhando para o pai com cara envergonhada, e leva a legenda “Você pode ser do Slayer, mas sua filha adolescente ainda vai achar você ridículo”. Leia o comentário de Ariel Araya no Reddit, feito na última sexta-feira: “Eu tinha 11 anos quando essa foto foi tirada. Um monte de flashes na sua cara e 30 pessoas gritando ‘olhe para mim’ pode ser bastante intimidador. Eu amo o velho Slayer. Algumas coisas do material novo são ‘nhé’. Meu pai sente falta de casa. Ele não é ridículo. Ele é o melhor pai que ele poderia ser sob essas circunstâncias. Alguma pergunta?” Ariel ainda anexou uma foto provando a autoria do depoimento e respondeu diversas perguntas no Reddit. Para ler a conversa clique aqui .

Saiu!!! Download - Megadeth - TH1RT3EN (2011)

                                                                                                                                                               Thirteen (estilizado como TH1RT3EN ) é o 13° álbum de estúdio da banda de de thrash metal/heavy metal Megadeth , lançado em 1 de Novembro de 2011 "Thirteen" marca o regresso do baixista Dave Ellefson que fez parte da formação clássica da banda, de 1983 a 2002. Ellefson voltou a tocar ao vivo com o Megadeth no início de 2010. Esta é a primeira vez que Ellefson toca em um álbum do Megadeth desde "Rude Awakening" de 2002. Faixas 1. Sudden Death 2. Public Enemy No. 1 3. Whose Life (Is It Anyways?) 4. We the People 5. Guns, Drugs & Money 6. Never Dead 7. New World Order 8. Fast Lane 9. Black Swan 10. Wrecker 11. Millennium of the Blind 12. Deadly Nightshade 13. 13 Informações Gênero: Thrash Metal/Heavy Metal Ano: 2011 País: Brasil Links para download: Medi